quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Conversa com Dani Arrais

eu: dani?
arrais|: oi, bia!
=*
eu: pode falar um minuto?
arrais|: posso, claro
[equal smile]
eu: preciso de uma mini consultoria
Enviado às 10:34 de sexta-feira
eu: quais são as ferramentas fundamentais de internet que um jornalista precisa saber hoje?
(pergunto a vc como uma jovem, jornalista)
(oops, desculpa a vírgula entre jovem e jornalista)
Enviado às 10:36 de sexta-feira
Nova mensagem de status de arrais| http://donttouchmymoleskine.wordpress.com/ 10:37
arrais|: desculpa a demora, travou tudo aqui
travou tudo aqui
mas vc fala ferramenta de interação com o leitor?
Enviado às 10:38 de sexta-feira
eu: não, quais ferramentas ajudam no trabalho do redator/repórter: apuração, pesquisa de fontes, organização de agenda e material de pesquisa etc. etc.
arrais|: eu acho que algumas redes sociais sao bem uteis. tem o twitter, por exemplo, que eh um microblog, onde os usuarios só podem postar mensagens de ate 140 caracteres
e como eh relativamente novo, tem mta gente que ta ali pra ver qual eh, sabe? gente ligacao aa comunicacao e tecnologia.
entao, ha uma troca grande de informacoes, de links..eu mesma, varias vezes, ja vi no twitter coisas que so fui ver em algum site depois
eu: [outro dia, fui parar lá e não entendi muito bem como funcionava]
arrais|: eh um lugar tb onde eu ja perguntei "alguem tem o email do xxx" e me deram..
eu: sei
ótimo
arrais|: eh um tipo de agregador de miniblogs. ai vc "segue" as pessoas que vc acha interessante e elas te seguem
eh bem legal
eu: sei
arrais|: fora isso, tem blogs, ne? ai eh uma infinidade. tem mto blog que antecipa jornais e revistas, qeu se propoe a fazer uma cobertura autonoma mesmo
eu: claro
vc usa alguma ferramenta de pesquisa de blogues?
a do Google presta?
Enviado às 10:46 de sexta-feira
arrais|: na verdade eu acho que fucniona mais a coisa do hiperlink mesmo
mas tb tem o technorati, que eh bom pra buscar
http://technorati.com/
Enviado às 10:49 de sexta-feira
eu: desculpa a ignorância do macaco (véio,né, sabe como é...), mas não entendi "a coisa do hyperlink"...
Enviado às 10:50 de sexta-feira
arrais|: tipo, eu acaba encontrando blogs com informacoes legais qnd eu vou pelos links de outros blogs, sabe?
um blog que eu gosto diz "ah, tem esse blog aqui que eh massa"
ai vc vai la e confirma
eu: sei, entendi
evc tem algum meetodo para se organizar?
(desculpa, isso está virando meio uma entrevista, se eu estiver atrapalhando, avisa)
arrais|: oxe, fica "sussa"
eu so tenho que sair qnd o carro da folha chegar
[equal smile]
eu tenho mais oui menos
tenho uns que eu sei decorado o endereco, visito sempre
tem outros que fico de voltar
ja tentei por feed tb
que funciona assim: vc vai num site e clica num botao de rss, dai em vez de vc ir sempre la, essa especie de leitor agrega todas as atualizacoes do site
aqui no gmail tem um feed, que eh o google reader
eu: é, estou testando o feed
arrais|: mas o meu ta megadesorganizado, pq tem coisa demais
mas acho bem util
eu: sei, isso ee um perigo
arrais|: espero sentar em algum momento e ajeitar os meus
Enviado às 10:55 de sexta-feira
arrais|: eh demais!
e o perigo tb eh a quantidade infinita de coisa pra ler
tem hora que da um desespero
eu: então, deixa eu te explicar que história é essa
estou aqui às voltas com o planejamento do meu curso para a faculdade semestre que vem
e quero dar uma estudada nisso
tipo, "o que um aluno de jornalismo precisa saber para usar tudo o que a internet oferece"
arrais|: ah, que massa!
eu: daí esse monte de pergunta
arrais|: se eu fosse tua aluna, ia adorar
eu posso dar uma olhada nisso melhor, depois
eh ate uma forma de me orgnizar
eu: legal
arrais|: [equal smile]
eu: thanx
Enviado às 11:01 de sexta-feira
arrais|: ;-(
ops
[nose wink]
eu: hahahaha
ato falho de emoticon é muito engraçado!
arrais|: ahhaha
eh!
ainda mais nesse meu teclado tosco, que nada eh o que deveria ser

Nenhum comentário: